Ator brasileiro é o primeiro sul-americano a conquistar o Golden Eye, reforçando as chances do cinema nacional em premiações internacionais
O cinema brasileiro conquistou mais um reconhecimento na sexta-feira (26/9). O ator Wagner Moura recebeu o Golden Eye, principal prêmio do Festival de Zurique, por sua atuação no filme O Agente Secreto, que está na corrida por uma vaga no Oscar 2026.
Em vídeo publicado nos perfis oficiais do festival, Moura celebrou a conquista: “É um reconhecimento que eu carrego, e entendo que não é apenas sobre mim, ou o que faço, mas sobre o cinema sul-americano. E isso me deixa muito orgulhoso”.
O ator é o primeiro sul-americano a ser homenageado com o Golden Eye, feito que amplia as expectativas de novas conquistas, como o Globo de Ouro, prêmio pelo qual já foi indicado anteriormente por sua atuação na série Narcos, da Netflix.
O Agente Secreto é um thriller político ambientado no Recife de 1977 e mostra Marcelo (vivido por Moura), um especialista em tecnologia que retorna à cidade natal em busca de tranquilidade, mas se depara com um cenário de tensões políticas. O longa estreia no Brasil em 6 de novembro, após passar por festivais internacionais.