A pista ficou interditada por quase metade do tempo do treino livre.
Hoje, 19 de setembro, aconteceu o primeiro treino livre do GP do Azerbaijão, que logo mandou todos os pilotos de volta para os boxes com uma bandeira vermelha. Um pedaço de borracha ficou preso entre a zebra e a pista em uma das curvas, o que fez com que grande parte do treino fosse interrompida para a solução do problema.
Quem acabou se beneficiando com a bandeira vermelha foi Oscar Piastri, que já estava parado nos boxes e fora do carro antes do incidente por conta de um possível problema na unidade de potência. Com a interrupção, ele não perdeu tanto tempo de pista em relação aos demais pilotos, já que todos também ficaram impedidos de treinar.
Lando Norris marcou o melhor tempo da sessão, com três setores roxos em quase todas as suas voltas rápidas. Logo atrás vieram Oscar Piastri e Charles Leclerc, completando o top 3.
Pela primeira vez desde que assumiu oficialmente a vaga na Red Bull, Yuki Tsunoda terminou uma sessão à frente de seu companheiro de equipe, Max Verstappen. Há fortes rumores de que Tsunoda não continuará na equipe em 2026 devido à diferença de desempenho em relação a Verstappen. O segundo assento da Red Bull tem sido um tema polêmico desde o ano passado, já que nenhum piloto conseguiu acompanhar o ritmo do tetracampeão.
Apesar de estar doente e de não ter participado de seus compromissos de mídia, George Russell esteve em pista no TL1 e marcou o quarto melhor tempo.