A Haas anunciou nesta quarta-feira, 25 de setembro, que o ex-piloto participará de um teste privado na Itália nesta sexta-feira.
Romain Grosjean esteve afastado da Fórmula 1 desde seu acidente no GP do Bahrein, em novembro de 2020. Logo após a largada, ele teve um toque com o carro de Daniil Kvyat, que o lançou contra o guard rail com uma força de impacto de 53 G. A batida foi tão violenta que seu carro explodiu e partiu ao meio.
O piloto da Haas ficou 29 segundos em meio às chamas, mas, graças ao halo de proteção, não perdeu a consciência. Conseguiu sair do cockpit sozinho, caminhando entre o fogo até pular o guard rail com a ajuda dos fiscais. Grosjean sofreu queimaduras nas mãos e pernas e foi levado de helicóptero ao hospital.
Após esse episódio, o piloto decidiu se aposentar da Fórmula 1 e, desde então, competiu na Fórmula Indy entre 2021 e 2024.
Agora, cinco anos depois, Grosjean voltará a guiar um carro de Fórmula 1 em Mugello, na sexta-feira, 26 de setembro. O modelo utilizado será o VF-23 da Haas, com Ayao Komatsu atuando como seu engenheiro durante o teste.
Apesar de atualmente ser chefe de equipe da Haas, antes de assumir o cargo Komatsu foi engenheiro de corrida de Grosjean, tanto na Haas quanto na Lotus. Ele demonstrou grande entusiasmo com o reencontro:
Estou muito emocionado por receber Romain Grosjean de volta a um carro de Fórmula 1 pela primeira vez em cinco anos, mas especialmente orgulhoso por ele retornar em um de nossos carros. É muito apropriado. Romain e eu trabalhamos juntos durante toda a sua carreira na F1, então este teste em Mugello tem um significado especial para nós dois.
Além disso, grande parte da equipe original da Haas, da época em que Grosjean ainda corria, estará presente no teste, o que torna o momento ainda mais especial. O piloto também demonstrou toda a sua empolgação com o reencontro:
Sou incrivelmente grato ao Gene Haas e ao Ayao Komatsu por me convidarem para participar deste teste em Mugello. Dizer que estou animado para voltar ao volante de um F1 seria, naturalmente, um eufemismo [...] Estou ansioso para rever todos. Tenho certeza de que passaremos algum tempo relembrando os velhos tempos, mas também espero ser útil em relação à agenda de pista com o VF-23.