Piloto júnior já é cotado para uma vaga de titular na Fórmula 1
O irlandês Alex Dunne, atualmente na Fórmula 2, fazia parte da equipe de desenvolvimento da McLaren, contando com o apoio do time para consolidar sua carreira. Dentro da estrutura, participou de testes de simulação e chegou a guiar o carro de Fórmula 1 em duas oportunidades: no TL1 do GP da Áustria, no carro de Lando Norris, e no TL1 do GP de Monza, com o carro de Oscar Piastri.
Na última semana de setembro, o portal de notícias PlanetF1 publicou uma reportagem sobre o interesse da Red Bull em Dunne. Helmut Marko, consultor da equipe, teria realizado reuniões particulares com o piloto e seu agente para discutir a temporada de 2026.
Atualmente, a Red Bull conta apenas com um piloto confirmado: Max Verstappen. Já seu companheiro, Yuki Tsunoda, não teve o contrato renovado e há dúvidas se isso acontecerá. Na equipe irmã, a Racing Bulls, ambos os assentos seguem vagos.
Muito se fala sobre a promoção de Isack Hadjar para a Red Bull em 2026, enquanto o grupo não demonstra interesse em manter Tsunoda ou Liam Lawson, também sem contrato renovado. Especula-se ainda que o júnior Arvid Lindblad, do programa de desenvolvimento da Red Bull, assuma uma dessas vagas.
Esse cenário abre espaço para uma vaga em aberto. Agora livre de qualquer vínculo com a McLaren, Dunne poderia estrear como titular na Fórmula 1 já no próximo ano.
Helmut Marko chegou a ser questionado sobre as conversas com o piloto antes do anúncio oficial de sua saída da McLaren e comentou:
[A Red Bull está] sempre interessada em pilotos rápidos e confiantes, e Dunne é um piloto rápido e confiante.
Durante o TL1 da Áustria, Dunne registrou o quarto melhor tempo, apenas 0,069s atrás de Oscar Piastri, que já tem experiência consolidada na Fórmula 1 com o mesmo carro. O desempenho chamou atenção, a ponto de Lando Norris, após vencer a corrida daquele fim de semana, brincar que Dunne lhe trouxe sorte e que gostaria de vê-lo pilotar seu carro em todos os TL1.
Com essa saída repentina, fica claro que a silly season da Fórmula 1 ainda está longe de terminar e que muitas mudanças podem surgir nos próximos meses.
Dunne também publicou um post de agradecimento à McLaren em seu Instagram. No parágrafo final, escreveu:
Ainda temos mais duas rodadas muito importantes para nos concentrar este ano, muito animado para o que está por vir.
Ele ainda adicionou o emoji de olhos, frequentemente usado como recurso de marketing para sugerir que algo grande está prestes a acontecer.