17ª etapa da Fórmula 1 acontece no próximo fim de semana, entre os dias 19 e 21 de setembro.
Sediado em Baku, o GP do Azerbaijão é disputado em um circuito de rua com 6,003 km de extensão, 20 curvas e 51 voltas. O traçado conta com duas zonas de DRS e uma speed trap, o que garante muitas oportunidades de ultrapassagem ao longo da corrida.
Na reta principal, larga e veloz, é possível ver até três carros lado a lado, proporcionando momentos de pura emoção. Porém, logo depois desse trecho, o circuito se afunila em curvas estreitas e sinuosas. Nessas partes, qualquer erro, mesmo que mínimo, pode custar caro no desempenho e no resultado final.
Apesar de relativamente recente no calendário da Fórmula 1, o GP de Baku já entrou para a lista de corridas marcantes. Em apenas oito edições, apenas Sergio Pérez conseguiu vencer mais de uma vez, triunfando em 2021 e 2023 pela Red Bull. Já a Mercedes é a equipe mais vitoriosa no Azerbaijão, com três conquistas, cada uma delas com um piloto diferente: Nico Rosberg (2016), Lewis Hamilton (2018) e Valtteri Bottas (2019).
Por outro lado, Charles Leclerc detém o recorde de pole positions no circuito, com quatro largadas na frente. No entanto, o monegasco ainda não conseguiu converter nenhuma delas em vitória. Em 2024, ele garantiu mais uma pole, mas terminou em segundo lugar após ser superado por Oscar Piastri.
O que esperar deste final de semana?
Liderando o campeonato de construtores com 617 pontos, a McLaren pode se tornar campeã já neste final de semana, antes mesmo do término da temporada. Em segundo lugar, a Ferrari tem 280 pontos, seguida pela Mercedes, com 260, e pela Red Bull, com 239. Matematicamente, se a McLaren marcar mais pontos que Ferrari, Mercedes e Red Bull no GP do Azerbaijão, eles podem garantir o título.
Oliver Bearman pode ser banido da corrida caso cometa algum erro que leve a uma penalização da FIA. O piloto da Haas acumula 10 dos 12 pontos permitidos de infração; caso atinja 12, ele será obrigado a ficar de fora da próxima corrida.
Horários do final de semana:
Sexta-feira
TL1: 05h30
TL2: 09h00
Sábado
TL3: 05h30
Qualificação: 09h00
Domingo
Corrida: 08h00