Lewis Hamilton e Charles Leclerc marcaram o primeiro e o segundo melhor tempo da sessão
Depois de dois finais de semana seguidos difíceis para a Ferrari, com um DNF duplo na Holanda e ambos os pilotos mais uma vez de fora do pódio na casa da equipe, em Monza, este final de semana parece promissor para os italianos.
A atual dupla da Ferrari soma, no total, 5 pole positions e 1 vitória no circuito de Baku. Lewis Hamilton conquistou uma pole e venceu a corrida em 2018, enquanto Charles Leclerc largou da pole em 2021, 2022, 2023 e 2024. Ambos marcaram tempos próximos um do outro, mas ainda abriram quase 0,5s de vantagem para o terceiro melhor tempo, que foi de George Russell.
Já a McLaren não teve um TL2 muito produtivo: Oscar Piastri não conseguiu entrar no top 10, e Lando Norris teve um encontro com uma das barreiras de proteção. O impacto quebrou a suspensão traseira de seu carro, o forçando a abandonar o treino mais cedo, ainda assim, ele manteve o décimo melhor tempo.
Como o circuito de Baku é extremamente estreito, é comum que os pilotos encostem nas barreiras ou utilizem as áreas de escape em algumas curvas. Foi o caso de Oscar Piastri, Max Verstappen, Lewis Hamilton, Charles Leclerc, Oliver Bearman, Lance Stroll e George Russell.
Por conta da quantidade excessiva de escapadas, bandeiras amarelas foram acionadas diversas vezes durante o treino, obrigando os pilotos a reduzir a velocidade para evitar acidentes até que o carro retornasse à pista. Em um desses momentos, Piastri descumpriu o regulamento, mas novamente não recebeu penalização, sendo já a terceira vez, em três finais de semana consecutivos, que isso acontece. O episódio evidencia mais uma vez a falta de consistência da FIA na aplicação das punições.