Em um exercício de futurologia, imaginamos o impacto do Noticiato no ecossistema de notícias, cinco anos após o seu lançamento, e o porquê de começarmos esta jornada hoje.
Muitos de vocês que leem isso agora podem ter esquecido como era o ecossistema de notícias em 2025. Era um ambiente dominado pela desinformação, por algoritmos que premiavam a polarização e por um modelo de negócio que valorizava o clique acima da credibilidade. Para os jornalistas, a realidade era de precarização e uma enorme dificuldade de se conectar diretamente com o público.
Foi nesse cenário que um pequeno grupo de voluntários, a partir de um projeto de pré-incubação na Conectar/UFPel, decidiu lançar uma plataforma com uma tese radical: e se a credibilidade voltasse a ser a principal métrica?. O Noticiato nasceu com promessas simples, mas poderosas: um feed puramente cronológico, sem manipulação, e um espaço dedicado exclusivamente a jornalistas com formação verificada por uma equipe humana.
Hoje, em 2030, essa ideia não é mais um experimento, mas um pilar do jornalismo independente no país.
Para vocês, que estão lendo esta que é a primeira de muitas notícias, saibam que a jornada começa agora. Cada artigo que lerem, cada jornalista que descobrirem e, futuramente, cada assinatura que fizerem, será um tijolo na reconstrução de um ecossistema de informação mais saudável.
Esta plataforma que se abre hoje não é um produto finalizado, mas um convite. Um convite para, juntos, construirmos o ambiente para que os próprios jornalistas possam consertar o jornalismo.
Bem-vindos ao primeiro dia.