Em meio a uma temporada de adaptação na nova equipe, Sainz terminou o GP do Azerbaijão em terceiro lugar
Hoje, 21 de setembro, aconteceu o GP do Azerbaijão, que garantiu mais uma vitória para Max Verstappen e o recolocou na briga pelo campeonato mundial de pilotos. Mas quem foi o grande destaque do dia foi Carlos Sainz, que conquistou seu primeiro pódio pela Williams.
Sainz encerrou seu contrato com a Ferrari em 2024, após a equipe italiana contratar Lewis Hamilton. Desde o início de 2025, o espanhol corre pela Williams. A adaptação ao novo carro tem sido difícil, e seus resultados até então não eram expressivos. Porém, neste domingo, ele somou mais pontos do que em toda a temporada até aqui.
Com o caos das bandeiras vermelhas na classificação de ontem, Sainz conseguiu largar em segundo lugar e se manteve em boa posição durante toda a corrida. Junto da equipe, soube escolher o momento certo para o pit stop e adotar a estratégia adequada para não ser superado por Kimi Antonelli, que vinha logo atrás.
Apesar de ter sofrido um undercut de George Russell, Sainz conseguiu conquistar seu tão esperado pódio. A última vez que o espanhol havia subido ao pódio foi em Abu Dhabi 2024, quando a Ferrari perdeu o título de construtores para a McLaren após a vitória de Lando Norris.
Ainda mais especial, este foi o primeiro pódio da Williams desde o GP da Bélgica em 2021, quando George Russell terminou em segundo lugar, em uma corrida marcada pela chuva, que sequer chegou a acontecer de fato.
O GP do Azerbaijão, portanto, marcou um momento importante para a Williams, equipe que vinha enfrentando grandes dificuldades nos últimos anos e era considerada de fundo de grid. Em 2024, terminou a temporada em nono lugar no campeonato de construtores, mas neste ano o cenário já começou a mudar: atualmente, ocupa a quinta posição na tabela.