Em meio às especulações sobre a equipe francesa, Flavio Briatore não demonstra interesse em buscar um novo piloto para a próxima temporada.
A Alpine passou por três pilotos diferentes em menos de um ano. Antes da última corrida da temporada de 2024, a equipe anunciou que Esteban Ocon não correria em Abu Dhabi. Ocon fazia parte da equipe desde 2020, ainda sob o nome de Renault. Após diversos problemas internos ao longo da temporada, o francês decidiu deixar a equipe e assinou contrato com a Haas para 2025. No entanto, não esperava ser impedido de disputar a última corrida do ano pela equipe em que esteve por quatro temporadas.
Em Abu Dhabi, Jack Doohan assumiu o posto de segundo piloto titular, já com a responsabilidade de provar seu valor em apenas cinco corridas para garantir a vaga na temporada seguinte. Porém, isso não se concretizou: a equipe não se impressionou com seus resultados, sempre fora da zona de pontuação. Assim, antes mesmo da metade do campeonato, durante o GP de Imola, Doohan foi substituído por Franco Colapinto.
Paralelamente, o chefe de equipe Oliver Oakes renunciou ao cargo sem dar explicações. A posição foi então assumida por Flavio Briatore, responsável pelo empréstimo de Colapinto da Williams e pela decisão de promover a troca de pilotos em Imola.
Mesmo diante dessas mudanças, os rumores sobre novas alterações não cessaram. A Alpine ainda conta com dois reservas disponíveis, Paul Aron e Ryo Hirakawa. Além disso, especula-se que Kimi Antonelli poderia deixar a Mercedes em 2026 para se juntar à equipe, enquanto Alex Dunne, piloto reserva e de desenvolvimento da McLaren, também estaria na disputa por uma vaga. Outra hipótese levantada recentemente foi a de Felipe Drugovich, cogitado como possível nome para o futuro da Alpine, reforçando o cenário de incertezas sobre quem ocupará o cockpit.
Durante o GP de Monza, realizado entre os dias 5 e 7 de setembro, Pierre Gasly anunciou a renovação de seu contrato até 2028. Atualmente, Gasly é o principal piloto da equipe e responsável por todos os pontos conquistados na temporada de 2025. Ainda assim, não há informações concretas sobre quem será seu companheiro em 2026.
Em meio a tantas especulações, Flavio Briatore concedeu entrevista à AFP e sinalizou a intenção de manter Colapinto como titular no próximo ano. No entanto, destacou que a decisão final só será tomada até o fim de outubro.
Com as mudanças de regulamento previstas para 2026, a Alpine enfrenta outra questão delicada: a separação oficial da Renault, tradicional fornecedora de seus motores. Esse rompimento deixa a equipe em um cenário de incertezas sobre o próprio futuro.
Briatore encerrou ressaltando a importância da continuidade: “A equipe precisa de estabilidade, e a possibilidade de manter os dois pilotos faz parte disso. Por enquanto, ainda não decidimos, mas normalmente estabilidade significa manter ambos.”